O município de Recursolândia teve sua criação ligada ao primeiro plano à abertura da estrada Itacajá – Fazenda Recurso de propriedade do Sr. José Tavares da Silva em 1962, pelo prefeito municipal de Itacajá Antonio Pimentel.

O povoado denominado “Prédio” surgiu com grande esforço e dedicação do Sr. José Tavares da Silva “Pipia”. O prédio escolar construído foi obra do Prefeito Municipal de Itacajá o Sr. Lucas Coelho de Sousa no ano de 1965, que atraiu para o local um pequeno grupo de moradores que ali se instalaram e construíram suas moradias, no intuito de verem seus filhos estudando na recém criada Escola Municipal Recurso. O povoado que ali se formou recebeu a primeira denominação de “Prédio”, devido à construção da Escola.

Os primeiros moradores que aqui se instalaram foram: a professora Constância Tavares Sales, Germana de França, Manoel Pereira de Matos, João Chaves, Maria José Portilho, Basílio Ferreira e Manoel Amancio. Logo o vilarejo tornou-se importante, outras obras foram sendo edificadas como: Posto de Saúde, Comércios, etc.

Como representantes deste município, ainda pertencendo a Itacajá, tivemos no ano de 1977 o vice-prefeito Amitas Tavares de Sales e o vereador Domingos Câmara Portilho, mais tarde, em 1983 o vereador Antonio Tavares de Sales.

O nome Recursolândia surgiu de uma sugestão dada pela Professora Constância Tavares de Sales em Homenagem à Fazenda Recurso onde atualmente localiza-se o Município, e significa: Recurso = Riqueza   e   Lândia  =  Terra, portanto temos Terra de Riqueza   ou   Terra de Recurso.

Através do Art. 18 do ato das disposições Constitucionais Transitórias, foi criado o Município com o nome de Recursolândia a ser desmembrado do Município de Itacajá, passando assim, a ter autonomia política e administrativa, e através da Lei 251 de 20 de fevereiro de 1991, foram definidos seus limites e confrontações. O Município foi instalado no dia 1º de janeiro de 1993, com a instalação da Câmara Municipal e posse do primeiro Prefeito eleito Mário Alves Cortez com a vice-prefeita a Srª Maria do Socorro Carneiro