2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE RECURSOLÂNDIA TOCANTINS

Publicado em 09/11/2017

SECRETARIA MUNICIPAL  DE EDUCAÇÃO DE RECURSOLÂNDIA – TO

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Aos vinte dias do mês de outubro de dois mil dezessete, no Auditório Municipal, localizado na Praça José Tavares , centro  foi realizado a II Conferência Municipal de Educação que teve como objetivo de analisar, avaliar e fazer as alterações necessárias  nas Metas e Estratégias  do Plano Municipal de Educação –PME -2015/2025

O evento foi organizado pela Equipe Técnica de Monitoramento  e Avaliação do Plano e membros do Fórum Municipal de Educação.

O Plano Municipal de Educação, previsto na Lei Federal nº. 13.005, de 25 de junho de 2014, que disciplina o Plano Nacional de Educação, e ainda no art. 9º. da Lei nº. 9.394/96 da LDB representa bem mais que uma política educacional. É um conjunto de estratégias estabelecidas pela Secretaria Municipal de Educação, à vista de um diagnóstico das necessidades educacionais, para superar problemas e atingir objetivos, por meios de metas e recursos previamente definidos.

O Plano Municipal de Educação tem como objetivos:

· Elevação global do nível de escolaridade da população municipal;

· Melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis;

· Redução das desigualdades sociais e de aprendizagem no acesso e no sucesso escolar;

· Democratização da gestão de ensino público, pela participação dos profissionais da educação, na elaboração da proposta pedagógica e pela participação da Comunidade Escolar nos Conselhos Escolares.

A Conferência contou com as ilustres presenças da excelentíssima  Prefeita Srª.  Nadi Pinheiro de Souza Teixeira,  do Vice-Prefeito Antônio Neto  Bastos, Secretária Municipal de educação Srª.  Ewanya Pinheiro  Da Silva Bastos, Presidente da Câmara de Vereadores, Gestores das Unidades  Escolares, Representantes do Conselho Municipal de Educação, Representantes de vários  Seguimentos da Sociedade Civil Organizada, Docentes, Profissionais da Educação e Acadêmicos que se manifestaram em participar do evento.

Durante o trabalho foi apresentado o documento onde poderiam ocorrer as possíveis alterações em conformidade com as necessidades diagnosticadas. Em seguida houve discussões, debates e sugestões de propostas para reorganização do plano.

A platéia presente foi participativa e tomaram decisões coletivas importantes  em prol da melhoria  da educação do município.

Ao final do evento, a Secretária de Educação agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a 2ª conferência Municipal de Educação do Município de Recursolândia Tocantins.