Fig1. Dia Mundial para a Preservação da Camada de Ozônio.

Dia Mundial para a Preservação da Camada de Ozônio

Publicado em 16/09/2018

A Prefeitura Municipal de Recursolândia por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura comemora o Dia Mundial para a Preservação da Camada de Ozônio!

Neste dia 16 de setembro buscamos conscientizá-los sobre a importância em preservar nossa camada de Ozônio pois é ela quem garante a estabilidade da vida na Terra.

A camada de Ozônio é uma camada de gás situada ao redor do planeta que se localiza a aproximadamente 20 a 35 km de altitude. É essa camada a responsável por garantir que todos os seres vivos da Terra fiquem protegidos contra os efeitos nocivos dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol. Sem ela, provavelmente não existiria vida.

A proteção da camada de ozônio passa também pelos cidadãos, que devem garantir que não estão a utilizar produtos ou equipamentos onde ainda se utilizem substâncias nocivas.

O que cada um de nós podemos fazer para evitar a diminuição da camada do ozônio é:

- Utilizar sempre que possível os transportes públicos ou a bicicleta;

- Desligar as luzes, a televisão ou o computador, sempre que não estiverem a ser utilizados;

- Plantar árvores, que fazem com que o dióxido de carbono e o gás que contribuem para o efeito de estufa, seja absorvido pelo ar;

- Utilizar papel reciclado e produtos reutilizáveis;

- Reciclar velhos frigoríficos ou unidades de acondicionamento do ar e certificar-se que estes não emitem CFC´s para a atmosfera;

- Não fazer queimadas;

- Quando for ao supermercado utilizar e se possível reutilizar sacos biodegradáveis.

Mais Imagens