Campanha Esgoto Tratado Dever de Todos
Campanha Esgoto Tratado Dever de Todos

Importância do uso de Fossas Sépticas

Publicado em 14/12/2017



A principal função da Fossa Séptica é garantir o saneamento básico quando na localidade ainda não possui sistema de coleta do esgoto. Atualmente os efluentes são descartados a céu aberto ou em fossas sem tratamento, também chamadas de “fossas negras”. Contribuindo, mesmo que sem intenção, ou por falta de opção e até mesmo por falta de informação com a contaminação dos córregos, lençóis freáticos e com a propagação de doenças.

Diferenciar as formas utilizadas de fossas é o primeiro passo para entender como o seu esgoto está chegando ao meio ambiente. Dessa forma temos dois tipo mais usuais, sendo:


Fossa séptica: Construída de cimento composta por três tanques que separa líquidos de elementos mais densos que possam conter o esgoto utilizando de bactérias para consumir os resíduos e tratá-lo antes do contato com o solo.


Fossa negra: Esse modelo é mais rústico traz mais riscos ao local. Escavada diretamente no terreno, ela não possui revestimentos. Os resíduos caem diretamente no solo, sendo assim eles podem se infiltrar na terra, contaminando o ambiente e tornando-se mais prejudicial à saúde. Não deve ser utilizada próximo a poços e mananciais. 


A construção da fossa séptica deve incluir uma área que permite o fácil acesso ao tanque para a limpeza, que acontece, em média, a cada um ano. Esse processo, realizado por profissionais especializados, consiste na retirada do material que se acumula no fundo dos tanques.


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura está a sua disposição para mais informações!



img_alt
img_alt