Oficina de reutilização de Pneus.

Oficina de Reutilização de Pneus Velhos e Usados

Publicado em 03/10/2018

A Prefeitura Municipal com o auxílio da Secretaria de Transporte, e do consultor/orientador Railton, realizou nos dias 27 e 28 de setembro ações propostas no Plano Municipal de Educação Ambiental no que diz respeito a redução, reaproveitamento, não geração e reutilização de resíduos sólidos com o desenvolvimento da Oficina de Reutilização de Pneus, iniciada no dia 27 de setembro, em parceria com o Professor Railton e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura. O público alvo da oficina foi a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o objetivo de capacita-los para posteriormente repassar os ensinamentos  a comunidade em geral.

Os materiais produzidos na oficina serão utilizados na decoração das praças do município. A oficina foi finalizada na sexta feira 28 de setembro.A Reciclagem de Pneus é a maneira mais fácil e direta para quem busca Economia e Sustentabilidade nos dias atuais. Sabemos muito bem quais são os Impactos causados no Meio Ambiente pelo descarte incorreto deste resíduo.

A explicação é simples: Milhões de pneus são produzidos diariamente em todo o mundo e a reciclagem de pneus nos direciona a usá-los corretamente, minimizando os impactos causados ao Ecossistemas.Estima-se que o tempo de decomposição do pneus seja de 600 anos. Com essa demora, você já considerou os inúmeros danos que esse material pode causar ao ser descartado incorretamente?

Para a realização da oficina houve o recolhimento, nas borracharias do município e até mesmo na oficina da prefeitura, de pneus velhos e usados, com o apoio do Vereador Cosme Rodrigues. Pneus velhos descartados de forma errônea podem contribuir para o entupimento de rios e redes de esgotos. O que causa inundações e se torna um local de concentração de insetos transmissores de doenças. Além disso, ocupam um espaço considerável nos aterros sanitários e, se incinerados de forma errada, tornam-se agentes da poluição atmosférica.